Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Mecanismos pelos quais a vitamina C ajuda a reduzir o estresse

Postado em 19/07/2019



É um nutriente essencial e, como tal, deve estar presente em nossa dieta. No entanto, é interessante saber também que a vitamina C ajuda a ter um cérebro mais saudável. Vamos analisar os dados que sustentam essa ideia.

 

Um estudo da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon observou que quando uma pessoa tem um déficit de vitamina C, os receptores tipo GABA (Ácido gama-aminobutírico) param de funcionar de maneira adequada. Devemos considerar que o ácido gama-aminobutírico tem funções muito importantes dentro do sistema nervoso central:

 

1)      Um nível baixo desse neurotransmissor está associado a transtornos de ansiedade, insônia ou depressão. Em contrapartida, ter uma quantidade elevada de GABA favorece processos como o relaxamento, a concentração, a memória, a redução da sensação de medo ou alerta, etc.

 

2)      Sabe-se também que favorece a síntese de vários neurotransmissores, e que sua presença é fundamental para transformar a dopamina em serotonina e que, além disso, modula a liberação de neurotransmissores nas células nervosas.

 

O consumo diário de vitamina C recomendado é entre 75 e 90 miligramas.

Além de ser encontradas em suplementos, a vitamina C pode ser ingerida através de uma dieta balanceada, rica em alimentos como:

 

-  Laranja e limão.

-  Manga.

- Romã.

- Groselha.

- Goiaba.

- Brócolis.

- Pimentão vermelho.

- Morango.

 

Para concluir, já sabemos que a vitamina C ajuda a reduzir o estresse. No entanto, não devemos nos esquecer também de melhorar nossos hábitos de vida. Evitar o cigarro, praticar algum esporte e incluir no dia a dia técnicas de relaxamento e gestão da ansiedade e do estresse também é de grande ajuda.

 

O ASSIM SAÚDE zela sempre por uma melhor qualidade de vida.